A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade. Caracteriza-se por artrite (dor, edema, calor e vermelhidão) em qualquer articulação do corpo sobretudo mãos e punhos.

A Esclerodermia é uma doença do sistema imunológico, na qual ocorre o endurecimento da pele, que se torna espessa, lisa e sem elasticidade. Existem dois tipos de Esclerodermia: a forma sistêmica (Esclerose Sistêmica) e a forma localizada. A Esclerose Sistêmica afeta a pele e os órgãos internos do organismo. Esta forma é quatro vezes mais freqüente no sexo feminino que no sexo masculino e incide principalmente na quarta década. A forma localizada afeta uma área localizada da pele, poupando os órgãos internos. A Esclerodermia localizada é mais comum nas crianças.

As Espondiloartropatias Soronegativas correspondem a um grupo de doenças que apresentam as seguintes manifestações clínicas em comum: 

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor no corpo todo, sobretudo dores musculares, podendo estar associada à diversos outros sintomas como sensação de fadiga crônica, sono não restaurador (acordar cansado), formigamento nas mãos e pés e diminuição da resistência aos exercícios.

A gota é uma doença inflamatória e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal (hiperuricemia).

A lombalgia é a dor que ocorre nas regiões lombares inferiores.

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica que pode afetar diversas partes do corpo, causando diferentes sintomas dependendo dos órgãos afetados.

As Miopatias Inflamatórias são doenças raras que cursam principalmente com inflamação difusa dos músculos do corpo. Incluem a Polimiosite, Dermatomiosite e a Miosite por Corpúsculo de Inclusão. Acometem três vezes mais mulheres do que homens e ocorrem, em geral, por volta dos 40 anos.

A Osteoartrose (OA), também chamada de artrose, ou osteoartrite é a mais comum das afecções reumáticas, atingindo cerca de um quinto da população mundial.

A boa função do sistema músculo-esquelético depende da integridade de seus componentes (ossos, músculos e tendões, articulações, bursas e ligamentos).

A Síndrome Anti-fosfolípide ou Síndrome do Anticorpo Anti-Fosfolípide (SAAF) constitui um distúrbio auto-imune na coagulação do sangue que causa trombose anormal em artérias, veias e complicações na gravidez (abortos repetitivos, pressão alta e prematuridade do bêbe).

A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto-imune que se caracteriza principalmente pela manifestação de secura ocular e na boca associadas à presença de auto-anticorpos ou sinais de inflamação glandular.

O termo “vasculite” significa inflamação de vasos sanguíneos. Nas Vasculites, a parede dos vasos sanguíneos é invadida por células do sistema imunológico causando estenose, oclusão, formação de aneurismas e/ou hemorragias.